Entrevista MIGUEL IMPALEA

É com muito orgulho, que apresento a todos, a entrevista com o cara que me apresentou o RPG. Meu grande amigo, meu grande mestre, Miguel Impalea.

===================================



DADOS DO ENTREVISTADO

Nome: MIGUEL VICENTE CENTURION MIRAPALHETE IMPALÉA

Ano de Nascimento: 1977

Começou a Jogar RPG em que ano: 1991

Estado: SC Cidade: FLORIANÓPOLIS

===================================



ENTREVISTA

1.Fale um pouco sobre você.

Eu sou advogado formado em 99, dou aulas e atualmente curso doutorado no exterior. Pratico exercícios fisicos todos os dias no estilo mens sana corpore sano, sou fascinado pela literatura e todas as formas de expressão artísticas.

2.Quais seus 3 Sistemas Preferidos de RPG (em ordem de preferência).

-GURPS

-D&D

-D10 da White Wolf

3.Quais suas opiniões sobre os seus 3 sistemas preferidos, conte um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas.

-GURPS é a capacidade de expor a realidade matematicamente, com precisão. Assim, se aliado a inteligência de um bom mestre, e a prerrogativa de que heróis as vezes fazem coisas impossíveis (porém não absurdas) reveste-se dos predicados de ser, disparado, o melhor sistema.

-O D&D é um sistema muito comprimido, elaborado para que as jogadas de combate ficassem mais ágeis, todavia com o passar dos níveis o jogo cria disparidades inconciliáveis entre os PCs.

-A white wolf criou esses sistema de preencher bolas na tentativa de facilitar ainda mais as jogadas, e ao revés acabou por criar um sistema onde todos podem fazer qualquer coisa com relativa habilidade, infantilizando as jogadas e a dramaticidade de se fazer alguma coisa de improviso.

4.Quais seus 3 Gêneros preferidos de RPG (em ordem de preferência).

-Fantasia medieval

-Ocultismo

-Cyberpunk

5.Quais suas opiniões sobre os seus 3 gêneros preferidos, conte o porque esses determinados gêneros ganharam sua preferência.

-A fantasia medieval é a que permite a maior gama de interações e apelos emocionais, exatamente aqueles apelos que envolvem os PCs, e podem ser facilmente aplicados pois já foram utilizados por diversas vezes na literatura e cinema com imenso sucesso.

Os jogos de oculto, como o vampiro, tocam naqueles desejos de imortalidade e superpoderes que todos temos, de superação dos nossos maiores medos, daí a facilidade de identificação e utilização dos moods (estados de espírito) pelo mestre, crinado climas de interação bem interessantes.

No cyberpunk a um desafio à mestres e PCs, ele é mais um estilo que um gênero, dificultando assim que o metre imprima o ritmo e o clima adequado. Além disso quando colocamos a tecnologia em níveis tecnológicos avançados é muito fácil e rápido matar e ser morto.

6.Como era sua vida RPGística a muito tempo atrás, quando você começou. (Sensação, Amizades, Interesse, Disponibilidade, Tempo Dedicado, Importância, Sessões, etc.)

-RPG é como um bom vício, mas é um vício. Comigo foi assim. A paixão aconteceu logo no início e dura até hoje, no tempo de maior interesse (durante cerca de 4 anos) jogar direto por mais de 12 horas era o padrão, se não pudessemos jogar por mais de 6 horas nem nos reuníamos. Final de semana jogavámos até a maioria ou o mestre ficar catatônico de sono, incapaz de concatenar o raciocínio, e mesmo assim, no afã de se jogar ainda mais, as vezes alterávamos o gênero para um menos denso e íamos até alguém literalmente deixar de responder por estar dormindo sentado.

7.Como será sua vida RPGística daqui a muito tempo a frente, quando você estiver mais velho.

-Como já estou mais velho e tive que abandonar as mesas por falta de tempo, posso dizer que restam os magníficos livros, as histórias de amigos, conversas, sorrisos, os laços invísveis que o tempo não apaga e que nos da a certeza que fomos felizes.

8.Coisas boas que o RPG te trouxe.

-Com toda certeza o RPG está presente em todos os dias da minha vida cotidiana, sendo na interpretação, na habilidade de ler e compreender os textos ou no contar uma simples piada.

9.Coisas ruins que o RPG te trouxe.

-Cãibras de tanto rir, desmaios de tanto sono além é claro de uma saudade enorme.

10.Conte seu personagem mais marcante.

-Como sempre fiz o papel de narrador e joguei por mais de 10 anos é um pouco difícil de respoder, mas em todos os gêneros vi personagens inesquecíveis.

11.Conte 3 cenas inesquecíveis para você.

-É impossivel escolher apenas três, mas vou citar uma de cada gênero, as que lembrei aqui de imediato, com todo o respeito às outras é claro.

1) Numa campanha de fantasia um demoníaco mago da escola do fogo chamado Thulsa vinha por toda a aventura se divertindo incendiando todo mundo, bad to the bone. Só que adentrando numa caverna ele deparou-se com um outro mago adorador da mesma divindade dele, que estava lá fazendo sacrifícios ao seu deus-demônio estirpando crianças para que o sofrimento alimentasse seus poderes. O jogador olhou pra mim bem sério depois de eu dar a cena e o clima e disse “O meu personagem faria!” e participou da cena dantesca por mais alguns tempo. Acabada a cena nós continuamos e ele pedio licensa da mesa e foi dar uma volta.

2) Os PCs jogavam vampiro do lado do Sabath e foi uma cena muito detalhada que durou cerca de 20 minutos. Depois de um confronto com vampiros adversários os PCs sedentos de sangue invadiram um bar de motoqueiros, logo entraram em frenesi e, trancando a porta mataram todos dentro do bar enquanto o louco malkaviano dava o ritmo na bateria da banda. Acabou a cena eles se olharam e disseram: “Nós somos maaaus!”

3) Depois de exaustivas 15 horas, que sucederam cerca de mais 15 horas, restavam apenas três incansáveis guerreiros na mesa de cyberpunk: o mestre, um hacker-ladrão e um veterano de guerra. Os Pcs vão até um shop no bairro chinês protegido pela mafia Tríade. O PC veterano de guerra faz um corpo a corpo na calçada em frente ao shop contra o chefão da guangue local e se da mal, o outro PC, que tem uma arma de fogo decide sacá-la para ajudar o amigo e ao usar sua habilidade em sacar rápido os dados lhe presenteiam com o pior resultado, um erro crítico e a arma dispara na citura dele sem feri-lo. Um instante de silêncio e nós meio dormindo meio acordados esperando a reação do PC e sai essa pérola: “É TIRO, É TIRO, CORRE QUE É TIRO!!!” e todos saem correndo com medo de serem alvejados.

12.Conte sobre 2 campanhas que mais lhe marcaram.

– Uma de fantasia em que os personagens chegaram a se aposentar e virarem reis, e uma de vampiro que começou em 1090 DC e acabou (ou não) em 1780.

13.Conte sobre uma cena / situação engraçada que você tenha vivenciado numa sessão de RPG.

– Outra? Bem, em uma sessão de supers um PC estava tentando por muito tempo usar seu poder que precisa carregar mas sem sucesso. Prá lá do meio da aventura ele conseguiu e começou a gritar entre risos bem altos “DA MAIS DADOS, DA MAIS DADOS, ME DA TODOS OS DAAAADOS HAHAHAHA” e nós bem sérios preocupados com a sanidade mental do amigo.

Havia também um jogador não tão experiente na nossa mesa, devia ter só uns 2 anos de RPG, que quando o personagem dele chutava ele não conseguia manter o pé no chão, se dava um soco ele fazia o soco com a mão. Enfim, o mestre narrou uma cena bem gótica em frente a uma casa abandonada em uma rua muito escura, o PC parou em frente a porta e ficou ali. Passado um tempo o mestre perguta “O que vc vai fazer?” ao que o jogador responde apressadamente “ESQUIVEI, ESQUIVEI!”, risada geral e o mestre pergunta calmamente: “Mas esquivou do que?” para delírio dos jogadores ele responde: “Sei lá meu, é tive assim um pressentimento…”

14.Para você, cite 5 boas práticas em uma sessão de RPG para o MESTRE:

– Não beba antes ou durante a sessão.

– Alterno o tom de voz de acordo com o mood.

– Descreva com nuances realísticas e poéticas os cenários e as ações dos personagens, evitando clichês e abusando dos símbolos.

– Imponha um ritmo adequado ao momento, por exemplo: Num combate se o ritmo começar a cair crie uma nova situação motivadora de interesse.

– Não roube nem a favor nem contra, vc não é o dono da história, é apenas um narrador de cenários e juiz das regras, deixe que os PC hajam conforme sua natureza, por isso não permita intrigas sérias dentro do grupo ou PCs muito antagônicos.

15.Para você, cite 5 boas práticas em uma sessão de RPG para o JOGADOR:

– Não beba antes ou durante a sessão.

– Não fume em damasia porque alguém vai enjoar e emporcalhar tudo.

– Preste atenção aos detalhes do cenário e faça perguntas quanto a isso ao mestre, os elementos de cena podem muitas vezes salvar sua vida.

– Represente seu personagem de acordo com as motivações dele e não com as suas, assuma a complexidade de caráter do personagem: Um vampiro não é um super herói que dorme de dia.

– Evite esteriótipos e construa o seu personagem de acordo com a aventura e com os outros personagens, converse com o mestre, não se preocupe com pontos, mas em dar vida e emoção a um determinado personagem.

Anúncios

6 Respostas

  1. Pô! Jóia, bem legal a entrevista.
    Vlw Meyer! Vlw Miguel!

  2. É né !!!

    De boa, o Miguel Impaléa além de ser um grande amigo, ele é no meu ver, o melhor narrador e mestre que conheci.

    Em todos os anos do RPG na minha vida, as poucas vezes que eu era jogador, em vez de mestre, joguei em campanha dele.

    E SEMPRE me divertir MUITO.

    Aventuras riquíssimas em detalhes narrativos.
    Cheias de contexto histórico.
    Criativas…

    enfim… MUITO BOIM

  3. Entrevista muito boa!
    Parabéns pelo sucesso do blog, Meyer!
    Abraço

  4. Valeu Murilinho !!!

    Espero que continue sempre assim o nivel do PCPRONTO.

    E sempre que der, nos visite e deixe comentarios !!!

    Abraços.

  5. Muito bom o interview. Você podia importar ele para cá né Meyer? e fazer algum tipo de encontro de mestres das antigas. o.o’

  6. Seria excelente sim !!!

    Na real, ele ja veio varias vezes pra ca… mas nunca rolou jogatina… acaba sempre rolando so cerveja e churrascada !!!

    UAhUAHAHUaHUA

    Mas fica ae a idéia.. quem sabe agente consegue marcar alguma sim !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: