FAMS 2009. Eu fui…

O FAMS [Festival de Animê e Mangá Sobralense] aconteceu ontem na cidade de Sobral [dããã] e eu fui lá com alguns amigos da cidade de Acaraú. Todos que foram comigo participaram do torneio de Magic: the Gathering e eu fui mais numa ‘missão diplomática’. Divulgar o blog para os amigos de lá e convidá-los ao AnimaVale 2, que está começando a sair do papel e virar uma realidade.

O FAMS foi bem interessante. Tivemos o campeonato de Magic, mas tivemos muitas outras atrações. Dentre elas, mesas de RPG, oficinas de mangá e de origami,campeonato de jutsu, campeonato de cosplay, stand de vendas de material relacionado a animês e mangás. Amigos de várias partes se encontrando, alguns amigos se conhecendo [sim, amigos de internet] e muitas situações engraçadas.

Claro, cabe algumas críticas.

O evento começou no horário previsto, mas os animês começaram a ser exibidos com quase uma hora de atraso. E o caso mais sério de todos foi a não preparação da iluminação do ambiente da sala de exibição. As fontes de iluminação natural que cercavam o ambiente não foram cobertas na parte da manhã e isso gerou uma defasagem na sala de exibição, pois não se conseguia ver quase nada no telão. A tarde o problema foi amenizado e ainda ajudado pela natureza, pois a chuva fez o ambiente ficar bem escuro e apropriado.

A tarde a exibição foi mais interessante, mesmo tendo alguns pequenos atrasos.

As competições foram muito boas e engraçadas. O campeonato de jutsus reuniu uma galera bem cara de pau. Ninguém perde nada em ir lá e tentar e é legal pacas. Parabéns à todos os participantes.

Assim com o campeonato de jutsus, teve o concurso de cosplay. Enquanto eu estava lá, vi vários deles muito bem caracterizados e alguns bem engraçados, mas o que vale é a intenção.

pict0116

Marcelo [de ANBU] fez a apresentação do concurso e no tempo que estava lá no espaço físico do evento vi alguns de que gostei muito. Dentre eles, os dois que mais gostei foram o Naked Snake [do game Metal Gear Solid 3] e a Ten-Ten [da série Naruto]. A Ten-Ten eu gostei mais pela idade da mocinha que fazia o personagem, creio que ela não tivesse mais que 10 anos.

pict00151

Autor de Shaman Spirit

Sobre as oficinas, o Grupo Gattai fez uma boa  movimentação. As salas se mantiveram cheias e as janelas praticamente inacessíveis pelo número de particpantes e curiosos. Muito simpático o autor do zine Shaman Spirit.

Sobre Magic, a organização pecou em alguns pontos. A sala onde o torneio ia se realizar era pequena e quente [mais quente que a cidade de Sobral, nooossa!]. Outro fator que pode ter atrapalhado foi a não-divulgação da premiação do torneio. Achei que teriam mais gente inscritas, mas foi bem legal. O campeão foi Édipo, de Bela Cruz [que foi juiz durante o AnimaVale, em dezembro passado, em Acaraú] e o vice campeão foi Wilson, de Sobral mesmo. Terceiro foi Anderson, de Acaraú [campeão em dezembro do AnimaVale] e o quarto lugar foi Che Neruda de Sobral/Acaraú [é daqui, mas mora lá. Acho que ele é mais de lá mesmo. haha]. McLeod [membro da equipe RPG virtual e não teve uma boa colocação] deve postar suas opiniões em breve, pois ele participou e talvez tenha uma visão melhor que a minha.

Pela manhã deram uma aula rápida para pessoas que não sabiam jogar e isso é bem interessante, pois não se vê em qualquer lugar. Vendas de cartas e boosters movimentaram a sala de TCG durante todo o dia.

A parte de RPG, que é o que realmente me interessava, foi fraca. Não pela organização, pois o espaço estava lá e bem melhor que os espaços reservados aos card games e aos zines. O problema é que os muitos jogadores que estavam no evento, não estavam dispostos a mestrar algo em uma tarde. Vi apenas dois grupos jogando. Um deles estava meio indeciso no momento em que eu estava próximo. Na mesa deles tinha um livro do jogador de D&D, um livro de Vampiro:a Máscara e um livro de campanha de D&D Warcraft. Na verdade, depois de pouco tempo eles se espalharam e eu não consegui saber se eles jogaram ou oque jogaram.

Uma outra mesa se formou para jogar no novo Mundo das Trevas. Aníbal ia mestrar uma pequena introdução para os que não conheciam o sistema e eu ia jogar [já conheço sim, mas queria jogar alguma coisa, afinal também sou filho de Deus], mas como o horário era apertado e ele terminou as preparações depois das 16:00, bão pude acompanhar o resultado da sua empreitada.

Ou seja, o espaço estava lá, mas os jogadores de RPG pareciam não estar interessados em jogar RPG e sim, ver gente diferente. Não à toa, pois os eventos aqui da região não são tão frequentes. Nada mais natural.

No mais, tem um álbum com as fotos do evento no seguinte endereço: FAMS 2009

E como não custa nada divulgar, segue mais dois albuns interessantes.

Fotos do AnimaVale, realizado em dezembro, em Acaraú

Fotos do Encontro dos Blogs, realizado durante o EIRPG de 2008 [Por Mamangava, do Gurps Nation]

Vejam as fotos e comentem onde quiserem. Estejam a vontade.

Anúncios

8 Respostas

  1. Legal!

    Apesar de ter atuado “nos bastidores”, não pude participar do evento… De qualquer forma, parabéns aos organizadores!

  2. rapaz adorei a critica serve muito para ós mesmo consertemos os erros! e melhoremos o evento!
    abraço Alexandre Batalha

  3. kara, essa resenha sobre o FMS fikou mto boa
    principalmente sobre o gattai, com a minha foto ali XD (brinkadeira)

  4. É isso aê. Pensei que ia ver outras resenhas do evento pela net, mas até o momento não encontrei mais nenhuma. Se alguém souber de algum lugar, por favor, repasse o link.

    Alison, eu gostei muito da tua conversa e do teu gerente de marketing [akele seu amigo que estava contigo. Contrate ele para ser seu marketeiro, pois ele adora fazer sua propaganda. hahaha].

    Marcelo e Zé. Parabéns pelo evento Apesar das críticas eu adorei e vou em todas as edições que puder.

    Até.

  5. O que é isso marquetero???Eu sou mais o impresario. XD

    • Marqueteiro cuida do Marketing do seu cliente.
      Se você é empresário, é quase a mesma coisa, mas não faz propaganda. Assim: você é o marqueteiro mesmo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: