Contatos. Você tem os seus?

Recentemente participei de uma sessão de RPG onde um personagem falou tudo que uma pessoa não quer ouvir. O que mais me deixou intrigado é que foi para um dos seus contatos.

 

Não importa que sistema joguemos [ta bom, importa sim. Em D&D você só ganha contatos de acordo com a vontade do mestre], eles sempre terão regras para seus contatos. Em que área trabalha? Que tipo de informações ele pode lhe fornecer? O quão ativo ele será? As informações vindas dele são totalmente confiáveis? Etc…

 

Muitas questões se formam em torno do seu contato, mas uma dúvida é muito importante de se colocar. Até onde vai sua fidelidade?

 

Para saber disso, primeiro temos que saber o porquê ele se prontificou a lhe repassar as informações. Talvez seja impressão minha, mas dificilmente vejo um background tocando nesse assunto. Às vezes fala, é claro, mas nem sempre o motivo é realmente convincente.

 

Já vi um agente do IBAMA que aprendeu a atirar com um professor simplesmente por que queria se defender dos pescadores que não gostavam dele. Será que não era mais fácil ele pedir uma transferência?

 

Mas voltando.

 

Um contato está lá para lhe repassar informações coesas sobre os assuntos a que ele tem algum conhecimento.

“Note que um NPC não pode dizer mais do que ele sabe. Algumas vezes os NPCs contarão a verdade da maneira que eles a conhecem, mas estarão completamente enganados! E certos NPCs podem fingir saber mais do que realmente sabem para conseguir algum dinheiro dos PCs ou impressioná-los.” [Retirado de Gurps Módulo Básico]

 

Nos mais variados sistemas, umas das coisas que mais importa aos personagens jogadores são informações e isso pode ser por si só, uma boa moeda de troca. Um contato, mesmo que esteja na ficha do seu personagem, pode não estar familiarizado com o que você precisa. Ele pode até tentar algo relacionado ao que você quer, mas você deve saber que ele não tem obrigação nenhuma de estar certo.

 

Vi recentemente um jogador que pediu ao seu contato uma informação sobre onde ele comprar armas de fogo, sendo que seu contato trabalha com tráfico de drogas. Bem, nem precisa dizer o que aconteceu. O jogador se deu muito mal quando foi comprar as armas.

Nesse caso não foi a intenção do mestre mostrar isso ao jogador, mas coube perfeitamente no exemplo.

 

Alguém que trabalhe na receita federal não vai poder lhe ajudar a passar material na alfândega. Um contato que trabalhe na polícia civil não vai lhe repassar informações sobre um processo judicial [legalmente a polícia civil trabalha até o fim da investigação. Depois disso, eles perdem todo o controle sobre as informações que virão a aparecer.].

 

E quantas vezes você viu um jogador receber uma ligação de seu contato precisando de alguma informação?

Isso também ocorreu em todas as mesas que eu já participei. Contatos são pessoas que trabalham com a informação como moeda de troca e isso vai do jogador para o contato, assim como vice-versa [essa palavra ainda tem hífen? Juro que não sei!]. Nunca vi um jogador recebendo uma ligação de seu contato lhe pedindo algo.

 

E temos ainda a questão da fidelidade. Até onde seu contato vai suportar seus argumentos? Até quando ele vai querer lhe repassar informações? Está sendo viável para ele? Que benefícios ele tem com essa troca de favores? Pense nisso um pouco antes de um contato repassar algumas informações para os jogadores.

 

O mestre tem muitos artifícios na ficha do personagem, basta a ele que saiba usar tais informações para que tenha uma boa quest dentro de um plot.

Anúncios

2 Respostas

  1. Muito bem falado, Nordestinus. Contatos são excelentes fintes de bons plots. Basta saber usá-los.

  2. Eles podem ser a chave de um ótimo plot dentro de uma aventura.

    E eu gosto da idéia de que o o jogador que não especificar isso em seu background, o mestre inventa o que quiser…

    Adoro isso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: