Como chamar a atenção dos jogadores online?

Mestre: Vocês acabam de esfaquear o gnoll que tentava entrar pela única porta do apoesento. Ele cai no chão ensangüentado e se debatento atrapalhando a passagem de outras criaturas, mas de repente algo os faz recuar. Seus ouvidos os avisam de algo a se aproximar. Antes que possam chegar à porta, uma criatura enorme, com forma de aranha, mas bem maior que o que vocês costumam ver aparece na porta, fazendo com que os gnolls se afastem. Alguns deles riem, mas todos abrem espaço pra criatura entrar no aposento. Algo lhes diz que ela vem em busca de alimento. E aparentemente, só vocês podem suprir essa vontade da criatura.

Guerreiro: Olho para o mago, esperando ele arremessar alguma magia de longa distância. Depois corro em investida contra a criatura.

Ladino: Me mantenho atrás da pedra e atiro com minha besta na criatura, procurando algum ponto vital.

Clérigo: “Que a força de Zéphiro impulsione meus punhos!” Faço a magia Poder Divino e me preparo para atacar a criatura.

Mago: …

Mestre: Mago, manda sua ação…

Guerreiro: Mago?

Ladino: Vamos logo mago, faz alguma coisa…

Clérigo: Será que ele dormiu?

Mago: …

Mestre:  Aff… Alguém liga pro celular desse filho da mãe, por favor…

*****

Observe as figuras e responda a você mesmo o que elas têm e comum. No final do post a resposta…

images

 

Certo, se você já jogou alguma aventura de RPG online, já deve ter presenciado algo parecido. O que fazer com o jogador que está fazendo alguma outra coisa durante a aventura?

 

Segue algumas dicas.

 

images51 – Dê descrições rápidas: Independente do que está acontecendo, os jogadores gostam de velocidade. Ninguém quer ficar parado online, lendo textos enormes durante 1 ou 2 minutos. Faça as descrições rapidamente. Se você não digita tão rápido, mande-as em frases curtas e com freqüência pergunte aos jogadores para onde eles estão olhando. Só o fato deles responderem que estão olhando para o inimigo, já demonstra que eles estão lendo o que você está escrevendo.

 

images32 – Não ache que eles estão fazendo o que você quer que eles façam: Isso é RPG. Se não tem liberdade, fica um pouco chato e seria mais interessante jogar vídeo game. Dê a eles liberdade de olharem para onde quiserem. De buscar alternativas. Se você está descrevendo a criatura que apareceu, pergunte o que eles estão fazendo antes da criatura entrar no aposento, antes de dizer qual será a primeira ação do inimigo. Se o guerreiro correr para dar uma investida na criatura antes dela terminar de entrar no aposento, deixe que ele tente. E mostre para ele as conseqüências. Se o mago jogar uma Bola de Fogo, antes dela entrar, faça com que os outros percam o oponente de vista temporariamente, já que ele não vai ficar sentindo a dor parado olhando para os personagens.

 

images43 – Mande mensagens separadas para um personagem sempre: Durante o combate com a aranha, por exemplo, diga ao mago [por mensagem privada] que ele vê que um dos gnolls está preparando alguma coisa com fogo, dola de fora da sala. Isso fará com que ele tenha uma atitude diferente do que o grupo está pensando. Consequentemente, ele falará para o grupo o que viu e isso dividirá a atenção do grupo inteiro, fazendo com que eles obrigatoriamente pensem em alguma idéia diferente do que simplesmente atacar a aranha. Idéias pouco convencionais, tendem a chamar mais atenção do que uma simples troca de golpes.

 

images64 – Dê detalhes que não tem nada a ver com o objetivo deles: Sim, isso é uma covardia as vezes, mas isso faz com que eles procurem coisas em todos os lugares e automaticamente, eles fazem suas ações rápidas. Fazendo suas ações rapidamente, eles estarão sempre esperando pelo resultado de duas buscas.

Dê a descrição da sala, mas diga que há uma sombra estranha no canto superior esquerdo [pode ser só uma tocha mal colocada ou o fogo que os gnolls estão manuseando na entrada da sala], ou que na porta, alguns gnolls olham ainda para cima [como se outra aranha estivesse chegando, mas eles estão olhando para o rastro de gosma que ela deixou], ou que o chão da sala onde eles estão parece tremer [mas é só o peso da aranha gigante que estremece e dá uma falsa impressão]. Não vai acrescentar nada à aventura, mas faz com eles pensem e ajam como se fosse de alguma importância.

 

No momento, acho que isso já ajuda, mas pense em formas diferentes e às coloque em prática. Pode ter certeza de que uma hora ou outra um jogador vai querer fazer alguma coisa fora do PC, e se você tiver chamado a atenção dele para algo, ele não vai querer sair de lá, no mínimo para saber o que está acontecendo.

 

Artigo para ser anexado ao Encontro Virtual de RPG 2009.

 

Apoio:

RPG Online (http://www.rpgonline.com.br/)

Taulukko (http://www.taulukko.com.br)

RPG Virtual (https://rpgvirtual.wordpress.com)

Grimório do Arcano (http://grimoriodoarcano.blogspot.com)

RPGista (http://www.rpgista.com.br)

Tudo Tende ao Tédio (http://tudotendeaotedio.com.br)

Inominattus (http://www.inominattus.com)

42 (http://blogquarentaedois.wordpress.com)

Pergaminhos Dourados (http://guerrasdraconicas.wordpress.com)

+4 (http://maisquatro.wordpress.com)

Cavaleiros das Noites Insones (http://cavaleirosdasnoitesinsones.blogspot.com)

Toca do Gnomo (http://tocadegnomo.blogspot.com)

 

Logo/banners:

O Pablo Urpia, do blog http://www.painelinterativo.blogspot.com, ganhou as eleições para o logo do evento e disponibilizou em vários tamanhos e formatos. Escolha o seu e divulgue o evento!

http://img25.imageshack.us/img25/2033/evrpglogo170x50.jpg
http://img25.imageshack.us/img25/7320/evrpgtransparente.png
http://img26.imageshack.us/img26/6624/evrpg2009.png
http://img26.imageshack.us/img26/3085/evrpg2009wide.png
http://img26.imageshack.us/img26/8958/evrpglogo.jpg

PS: As imagens não têm nada em comum, mas chamaram a sua atenção…

Anúncios

6 Respostas

  1. “Isso é RPG. Se não tem liberdade, fica um pouco chato e seria mais interessante jogar vídeo game”

    Concordo e apoio.Na verdade isso não limita-se somente ao RPG Online e sim o geral,liberdade em jogo é um dos muitos segredos para o sucesso de uma boa sessão.

    Abrçs e Bons Jogos.

  2. No Taulukko, o mestre tem à disposição a “bomba”. Ela faz um barulho bem incômodo e traz foco do jogador de volta à tela de jogo hahaha

  3. Esqueci de citar na matéria, mas eu adorei esse artifício no Taulukko.

    Você pode estar fazendo qualquer coisa que quando o mestres chama sua atenção, a tela da aventura aparece no seu computador.
    Acho que não funciona quando o jogador tem algo em tela cheia, mas já diminui muito a preocupação do mestre.

  4. Adorei o artigo, vou postar no Taulukko citando o rpgvirtual, muito bacana, parabéns! =)

  5. Obrigado…
    E fique à vontade para postar…

  6. […] Como chamar a atenção dos jogadores online? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: