Equipamentos para soldados em Gurps…

Equipamento do soldado brasileiro, de acordo com as regras de Gurps 3º Edição.

capaceteCapacetes

Os militares usam na atualidade quatro modelos diferentes de capacete, todos feitos com várias camadas de kevlar. Desde de 2004, os fuzileiros recebem um modelo resistente a projéteis de 9 mm. RD: 5

Bolsa para remédios

bolsa-camufladaAqui vão medicamentos de extrema urgência, incluindo poderosos anestésicos injetáveis. A bolsa pesa pouco e é mais resistente do que aparenta. Consegue carregar até 10 quilos sem risco de rasgar e serve para carregar os mais variados materiais, desde que pequenos o bastante para caber nela..

Pistola 9mm Imbel M973

pirtola-imbel-m793Essa pistola é a arma de porte usada pelo Exército Brasileiro. A segurança, robustez e confiabilidade foram as características que determinaram o retorno do projeto Colt M1911.

Dados: Dano: 2d [contusão]; TR: 9; Prec: 4; ½ D: 175; Max: 1900; Peso: 1Kg; CdT: 3~; Tiros: 8+1; ST Mínima: 9; Recuo: -1

Meias

meiasManter os pés secos e limpos é indispensável para evitar micoses e feridas que impeçam o soldado de caminhar. Por isso, três pares de meias são incluídos na bagagem, sendo trocados uma vez ao dia e lavados com regularidade.

Colete

coleteO Colete Modelo Tático Miltar Leve é feito de kevlar, uma fibra sintética ultra-resistente e é capaz de deter o impacto direto de um projétil de 9 mm, calibre da maioria das submetralhadoras e pistolas militares usadas pelos exércitos. Ele é projetado especificamente para uso militar.

O Klevar cobre as áreas 9-11, 17-18. RD 16

Fuzil

fuzil-m964O Fuzil Automático Leve – FAL é uma arma de aceitação internacional devido suas excepcionais características, já comprovadas nas mais diversas condições de emprego. Foi projetada e fabricada com objetivo de equipar o soldado com uma arma que tenha maneabilidade, segurança e simplicidade de manutenção e operação. A arma básica é o fuzil de assalto M-16. Desenhado em 1957, tem calibre 5,56 mm, alcance de 550 m, pesa em torno de 3 kg, é feito de plástico e liga de alumínio.

Dados: Dano: 5d [contusão]; TR: 12; Prec: 11; ½ D: 500; Max: 3843; Peso: 4Kg; CdT: 12*; Tiros: 19+1; ST Mínima: 9; Recuo: -1

Faca de Caça

faca-de-cacaUsada para cortar fios e cabos, pode ser adaptada ao cano do fuzil M-16, além de servir como punhal de combate, faca de campo e até como serra. A lâmina tem mais de 20 cm e a arma é usada em conjunto com outros modelos mais antigos de baioneta.

Dados: corte BAL-3 Alcance: 1 mt; Peso: 250g; Obs:dano máximo: 1D+1.

Dados: Perfuração GDP-1 Alcance ½ D; Alcance Max: ST; Peso: 250g; Obs:dano máximo: 1D+1.

Bolsa para água

Inicialmente usada por ciclistas de competição, a chamada camelbak é transportada nas costas, armazena quase 5 litros e tem um caninho plástico até a boca do soldado, que agora leva apenas um cantil na cintura – usado geralmente para reabastecer a camelbak.

ponchoPoncho

Feito de tecido impermeável camuflado, é usado sob chuva, como agasalho leve ou abrigo para dormir à noite. Suas aberturas laterais permitem que o soldado faça movimentos bruscos e rápidos e possa manejar armas com facilidade.

Cinto de munição

Munição nunca é demais. Por isso o cinto suspensório de um fuzileiro é desenhado com capacidade cinto-de-municao-e-radiopara, pelo menos, dois cartuchos de 20 tiros para fuzil e três cartuchos de 9 tiros para pistola. Os cartuchos para fuzil ficam nas costas para facilitar o alcance do soldado à munição da pistola, que deve ser considerada a arma mais rápida.

kit-de-limpar-armasKit limpa-arma

Usado para limpar e lubrificar fuzis, pistolas, submetralhadoras e carabinas – armas que podem emperrar por causa de poeira e umidade. Contém óleo mineral, grafite, flanela e escovinha para retirar resíduos de pólvora do cano.

Chem light

luz-quimicaDo inglês “luz química”, são pequenos tubos plásticos (em torno de 15 cm de comprimento) que ao ser agitados produzem uma reação química, gerando luz de baixa intensidade em diversas cores para sinalização ou iluminação de emergência

Toldo e Barraca individual

toldosaco-de-dormirFeito de plástico ou tecido impermeável, é usado como abrigo contra o sol e a chuva, além de servir para montar barracas, sacos de dormir e macas improvisadas.

Esses equipamentos serão os utilizados pelos jogadores no Encontro Virtual de RPG 2009, que vai se realizar em 25 e 26 de abril. Mais detalhes aqui.

Cada personagem conta com: 1 capacete [2Kg], 1 bolsa [600g], 1 Pistola M973 9mm [1Kg], 3 pares de meia: peso desprezível, 1 colete [9Kg], 1 fuzil [4Kg], 1 faca de caça [400g], 1 bolsa de água [4,5Kg cheia], 1 poncho [500g], 1 cinto de munição [1,5Kg cheio], 2 cartuchos para fuzil e dois cartuchos para pistola [peso incluido no cinto de munição], 1 kit de limpeza de arma [250g], 5 luzes químicas [250g], 1 toldo + barraca individual [5Kg], 1 roupa camuflada [2Kg, incluidas calça, calção, camiseta, casaco, cuturno e boné. O que não estiver no corpo estará na bolsa], 3 doses de anestésico injetáveis, 1 dose de morfina e 3 doses de analgésicos [peso desprezível].

O peso total é de 31 quilos. Ele não precisa ser carregado durante todo o tempo, somente quando estiverem caminhando. Enquanto estiver acampado, nem todo o equipamento não se faz necessário.

Edit: O Mestre Mamangava [Gurps Nation] falou sobre perícias e trabalho em equipe pensando nesta aventura. Clique aqui e verá a matéria do parceiro.

Anúncios

12 Respostas

  1. é isso aí, Tropa de Elite!

  2. Muito bom o.o”
    Otimo post

    Outra coisa, alguem aqui no blog, sabe onde existe um manual pra 2ª Guerra?

  3. Muito bom o.o”
    Otimo post

  4. Xupim, eu juro que já vi, mas no momento não lembro. Mas vou procurar e te envio…

    Valeu gente…

  5. Xupim, suplemento mesmo só em inglês, mas existe esse mini suplemento eletrônico, criado pelo Meyer que mostra alguns dados de armas, equipamentos e outras coisas interessantes para a 2º Guerra Mundial.

    http://www.4shared.com/get/47598865/a05d6b9d/2_Guerra_Mundial_RPG.html

    Dê uma conferida, baixe e deixe por aqui sua opinião.

  6. Se o colete só para 9mm, então é uma piada de mau-gosto do exército brasileiro. Submetralhadoras são armas urbanas e mesmo assim ainda são menos utilizadas que fuzís 5,56mm.

    O fuzíl padrão do EB, o FAL, é de calibre 7,62mm, e não 5,56mm. É robusto e opera em condições adversas, mas já está ficando antiquado e cada vez menos países o utilizam.

  7. Havoc, realmente o erro foi meu. O Fuzil 7,62 M964 A1 – PARAFAL é o utilizado pelo EB. O calibre da arma realmente é 7,62 e não 5,56 como eu citei nos equipamentos.
    http://www.imbel.gov.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=31&Itemid=115

    Quanto ao uso do colete citado, eu utilizei esse modelo tirado do MB de Gurps. A descrição [erro meu] não estou encontrando a fonte de onde a tirei. Mas confesso que não me preocupei tanto com a questão do calibre, por levar em consideração que em RPG [memo Gurps para os mais antipátticos] desconsidera esse tipo de informação.

  8. E o mais importante. Obrigado pela informações.

  9. Estu trabalhando em um RPG de computador, com regras adaptadas do Sistema Daemon (sem mencionar algumas coisas de GURPS), e gostaria de receber quaisquer sugestões que me auxiliem na tarefa.

    Se alguém está a fim de jogar com algum lagarto gigante, que visite meu blog e veja do que as criaturas são capazes!

    Escolham os sáurios ou crocodilianos que quiserem!

  10. Sworddragon, assim fica difícil de ajudar, sem saber exatamente o que você está fazendo. Mas como tem elementos de GURPS, por que você não entra no grupo da Iniciativa GURPS e pede algumas sugestões por lá? Acho que a galera ia achar interessante a idéia e talvez até mesmo poderemos falar nos seus assuntos em posts temáticos da Iniciativa.

    O link para o grupo está no alto desta página. Confere lá. Té mais e obrigado pelo comentário.

  11. Tem muitos erros aí, não vou escrever todos, mas um deles, foi falar que o colete é feito de kevlar. Ele não é. Apenas a chapa balística (no tórax), que é feita de kevlar, e é colocada por BAIXO do colete; ou mesmo, nem se usa colete. Esse tipo de colete, é apenas para carregar equipamentos, e principalmente munição (MOLLE).

    • Grande João Lobo. Obrigado por ler esse post tão antigo e ainda comentar.

      Sobre o colete, quando digo que ele é de kevlar, é exatamente o que você disse. A placa interna é feita de kevlar, não o colete completo. Só acreditei que não seria necessário descrever até o tecido de que é feito a capa do colete, entende?

      Da mesma forma que eu não preciso dizer que o capacete tem uma correia abaixo do queixo e uma pequena fibra com almofada entre o interior do capacete e a cabeça do soldado. É óbvio que essas coisas existem, então não é necessário descrevê-las.

      Afinal, somos jogadores de RPG e para isso serve a nossa imaginação… ^^

      Boa tarde e, mais uma vez, obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: