RPG para Iniciantes – Parte 2

Bem, tivemos a enquete com esse tema por 15 dias na página inicial do blog e o resultado não me assustou. 3D&T  tirou mais votos, ficando com 38% da preferência. O que me assustou foi ver o segundo colocado. Mini-Gurps com 31% da preferência.

Confesso que não esperava esse resultado.

O RPG Quest foi o terceiro mais bem votado [19%] e outros sistemas foram citados, como o Castle Falkenstein e Aventuras Fantásticas.

Primeira Aventura foi votado, mas por ser muito parecido com D&D, parece-me que as pessoas o acham ‘complicado’ de se usar com iniciantes.

The Fight Engine não foi votado por ninguém. Eu achei o sistema bem bacana, mas comentaram inclusive que tirariam ele da lista por não servir para iniciantes. Não sei até que ponto isso é verdade, mas acho que todos concordaram com o dono desse pensamento.

O que posso tirar de conclusões? 3D&T ainda reina absoluto entre os novatos, mas a simplicidade de gurps Lite pode ser uma boa opção se bem trabalhada. Tive um comentário inclusive de gente que acha que o Gurps [a versão completa mesmo] poderia ser incluído nessa lista. Não creio que fosse a melhor opção, mas fazendo algumas adaptações no sistema, por que não, né?!

Bem, obrigado a todos que votaram e logo-logo peço a opinião de vocês novamente.

Só um detalhe que me veio na cabeça rapidamente. Serve de observação para a Devir. Aqui, quando perguntado sobre sistema para iniciantes, Gurps ficou em segundo lugar. No Rolando 20, há algumas semanas tivemos uma enquete sobre que sistema as pessoas jogariam caso não jogassem D20. Pra minha surpresa Gurps ficou em primeiro lugar e observando que em segundo ficou a junção de dois sistemas diferentes. Storytelling/Storyteller.

Segue o resumo da enquete realizada aqui. Até…

enquete1

7 Respostas

  1. 3d&t ruleia! 🙂

  2. talvez pelo fato do blog falar bastante de GURPS, tenha atraído vários jogadores de GURPS que preferem e recomendam esse sistema…

    • Gilberto, talvez tenha sido mesmo. Mas levando em consideração o resultado também no Rolando 20, acho que talvez tenhamos alguns jogadores de Gurps voltando ao seu sistema…

      • desde que foi lançada a quarta edição(de D&D), as pessoas começaram a perceber que precisam de um pouco de realidade…

  3. Que bom que gostou do texto. Eu também sou a casada do meu texto…rsrsrs…Felizmente a gente consegue impor regras, porque sem elas estaríamos perdidos.

    • Eu adoro textos com opiniões. Principalmente quando escrito por mulheres, pois deixam a coisa mais interessante com um ponto de vista bem diferente do que estamos acostumados…

  4. […] sua liberdade e terão ao seu lado ninguém menos que Zumbi. Provavelmente o sistema seja Gurps. Na pesquisa que fiz recentemente, 3D&T foi o mais cotado, porém o Mini-Gurps ficou muito perto. E por ter mais conhecimento […]

Deixe um comentário

