F1 RPG para Gurps 4º Edição [parte 2]

No último post falei sobre Formula 1 para Gurps 4] Edição. Mas como não foi completo, segue o restante da matéria. A primeira parte você pode conferir aqui.

Características dos carros

Equipe [nome da equipe e cores do carro]

Carro: [Valor fixo] Este valor é referente à estabilidade geral do carro. Ele é igual a media dos valores em Aceleração e Freio [arredondado para baixo].

Equipamento: [valor entre 7 a 12. No início de cada corrida lance 1d6+6] Equivale a quanto dano seu carro suportará antes de precisar ir aos boxes para troca de carenagem [se possível a troca].

Aceleração: [valor entre 1 a 6] Equivale ao bônus que você terá quando tentar ultrapassar um outro carro ou utilizar o vácuo numa reta. Esse valor poderá ser diminuído em até dois pontos, para aumentar em até dois pontos o valor de Freio. Esse valor poderá ser aumentado em até dois pontos, para diminuir em até dois pontos o valor de Freio, respeitando o limite máximo de 6 e mínimo de 1.

Freio: [valor entre 1 a 6] Equivale ao bônus que você terá quando tentar defender-se de uma ultrapassagem ou ultrapassar na curva. Esse valor poderá ser diminuído em até dois pontos, para aumentar em até dois pontos o valor de Aceleração. Esse valor poderá ser aumentado em até dois pontos, para diminuir em até dois pontos o valor de Aceleração, respeitando o limite máximo de 6 e mínimo de 1.

Características Estratégicas

Peso: [valor entre 1 a 6] Cada ponto equivale à 10% de combustível necessário para a prova inteira, sendo que os carros são obrigados a pararem ao menos uma vez nos boxes para reabastecimento. Cada piloto terá 6 pontos para distribuir nesse parâmetro. O piloto pode escolher não utilizar os 6 pontos, pois a estratégia de corrida dele depende dessa escolha. Ele acrescenta um bônus ou redutor ao parâmetro Carro. Veja a tabela:

Peso Bônus Peso Redutor
1 +3 4 -1
2 +2 5 -2
3 +1 6 -3

Observação: No final da corrida, o parâmetro Peso utilizado durante a corrida terá que totalizar 110%, pois os fiscais exigem que o carro sempre possua combustível de sobra no carro. Logo após o término da corrida os fiscais conferem se há no mínimo 10% de combustível remanescentes no tanque.

Pneus: [valor entre 1 a 5] Todos os Pneus novos começam com um valor 5. A cada 10% do total de voltas da prova o pneu reduz sua aderência em 1 ponto, sendo que os carros são obrigados a pararem ao menos uma vez nos boxes para troca de pneus. Se o pneu usado não for o correto para a condição exata da pista no momento [por exemplo, pneu de pista seca na pista molhada], ele renderá somente metade do tempo. Os pneus darão bônus por quanto menos tempo eles forem utilizados.

Valor perdido nos Pneus Bônus Valor perdido nos Pneus Redutor
1 e 2 +2 4 0
3 +1 5 -1

O Treino

O Treino se divide em três partes. Q1, Q2 e Q3 [Q de Qualificação];

Cada jogador rola um teste de Pilotagem [F1].

Caso falhe, ele joga 1d6-1 para definir a sua posição, entre 16º e 20º. Caso tenha sucesso passa para a segunda qualificação.

A segunda qualificação acontece exatamente igual a primeira, sendo que aqueles que falharem jogarão o dado para saber as suas posições entre 11º e 15º.

Na terceira qualificação teremos apenas 10 pilotos. Eles jogam ‘2d6 + inverso do Redutor/bônus de Peso’ [Exemplo 2d6 +1 com Peso 4]. Assim teremos um valor variante de -1 a 15. Anote o resultado dos 10 participantes da terceira qualificação e os ordene em ordem crescente. Resultados iguais dão preferência a quem tiver jogado primeiro.

O Grande Prêmio

Para mestrar a corrida em si, eu aconselho ao mestre usar 1/10 do número de voltas do GP original [arredondado para baixo]. Caso haja algum acontecimento interessante dentro da volta [carros próximos, por exemplo] narre umas algumas curvas para saber o resultado dessa aproximação.

Se nenhum PC restar na corrida, decida o resultado dela aleatoriamente e siga para as próximas corridas, ora… Você acha mesmo que eles vão gostar de ficar olhando para os testes dos NPC’s?

Entrada nos Boxes

Sempre que o piloto entrar nos Boxes, ele faz um teste de OAE [Carro de F1]. No caso de sucesso ele pode escolher sua estratégia normalmente. Caso falhe no teste, ele e a equipe cometeram algum erro de comunicação que provoca uma das seguintes alterações no carro:

  • Peso: +1 ou -1;
  • Pneus: +1 ou -1;
  • -1 em Aceleração;
  • -1 em Freio.

Caso o erro seja um erro crítico, o mestre escolherá duas das quatro alterações inesperadas no carro. Ou a equipe cometeu algum erro durante o pit-stop do piloto fazendo-o perder 1d6 posições.

Mas algum teste para fazer?

1. A cada volta que você quiser mestrar do GP, faça três testes de Pilotagem [F1] dos PC’s e de cada carro na frente deles para saber se alguém tem condições de tentar uma Ultrapassagem. São feitos três testes por volta por que todas as pistas são dividas em três setores. O que permite a tentativa de ultrapassagem é a margem de sucesso no teste de pilotagem.

Quando o piloto A tirar uma margem de sucesso [MS] maior que o piloto B quer dizer que A se aproximou de B e pode tentar a manobra Ultrapassagem. Se a MS entre A e B tiver uma diferença de 10 ou mais, o piloto que tiver a maior margem ganha um bônus em sua manobra Ultrapassagem ou Defesa contra Ultrapassagem igual à metade da MS.

Caso os dois pilotos tirem a mesma margem de sucesso nada acontece.

Caso qualquer um deles falhe no teste, significa que o piloto imediatamente atrás conseguiu se aproximar o bastante para tentar a manobra Ultrapassagem.

2. Um teste bem sucedido num teste de Tática dá um bônus de ½ da MS nas manobras [arredondado para baixo]: Largada e Vácuo .

Configurações Básicas de cada Equipe [ordem alfabética]

Observação: os dados fornecidos estão de acordo com o rendimento de cada equipe nas 3 primeiras etapas do Mundial 2009 de Formula 1

BMW ______________________________________Brawn GP

Carro: 3                                                                        Carro: 5

Equipamento:                                                        Equipamento:

Aceleração: 3                                                          Aceleração: 5

Freio: 3                                                                         Freio: 5

Ferrari                                                                       Force Índia

Carro: 4                                                                       Carro: 2

Equipamento:                                                       Equipamento:

Aceleração: 4                                                         Aceleração: 3

Freio: 4                                                                       Freio:2

McLaren Mercedes                                          Red Bull Racing – RBR

Carro: 4                                                                     Carro: 4

Equipamento:                                                     Equipamento:

Aceleração: 4                                                        Aceleração: 4

Freio: 4                                                                      Freio: 5

Renault ______________________________Scuderia Toro Rosso – STR

Carro: 4                                                                    Carro: 3

Equipamento:                                                    Equipamento:

Aceleração: 3                                                      Aceleração: 4

Freio: 4                                                                    Freio: 2

Toyota                                                                  Willians

Carro: 4                                                                  Carro: 3

Equipamento:                                                  Equipamento:

Aceleração: 4                                                    Aceleração: 4

Freio: 5                                                                  Freio: 3

Anúncios

19 Respostas

  1. Cara… tu é doido!
    Muito completo tudo isso… eu mudaria poucas coisas.
    Por exemplo… Faria com que a vantagem “patrono” substituísse (ou determinasse) algumas das características do carro.

    Então, por exemplo, o NH do chefe de engenharia da equipe poderia substituir/influenciar a rolagem aleatória no valor de “equipamento”.

  2. Opa Xará. Seguinte. As suas duas questões citadas aqui eu tentei pensar em algo parecido. Não tinha sido o NH do engenheiro, mas era algo do tipo.
    Não o fiz por que a FIA está, cada dia mais, tentando fazer com que as coisas fiquem mais equilibradas. E essa idéia iria contra esse preceito. Vide por exemplo a STR [prima pobre da RBR] usando motor Ferrari que foi vice campeão ano passado.

    Principalmente depois do último GP [Barcelona], quando fiquei sabendo que a Toyota se juntou à Ferrari quando quiseram fazer, praticamente, duas categorias, dentro do mesmo campeonato.

    Mas fica a dica. Se o mestre achar que a grana ainda tem muita influência nos carros a idéia de poder ter “mais carro” por causa dos recursos a sua idéia é muito legal.

  3. É porque nunca vão poder cortar a inovação dos carros.

    No máximo a FIA poderia aplicar um redutor no NH dos engenheiros (que com todas as restrições, ainda precisam inventar a melhor forma de ajustar o carro).

    A mesma coisa vale para os recursos. Imagina inventar uma fibra de carbono diferente para a carenagem, com uma estrutura diferente de tudo que já foi usado… o próprio desenho dos carros sempre é diferente de uma equipe para outra…enfim…essas coisas.

    • É claro, existe essa possibilidade de a FIA diminuir o NH dos técnicos. Afinal, eles tem uma mente e tanto, né…

      E é exatamente o que eles fazem mesmo. Aumentam a dificuldade pros projetistas…

  4. naão entendi, como assim rolar dx mais condução e mais freio? isso não é coisa de storyteller?

  5. Opa Felipe. Olha creio que você esteja se referindo aos testes de Largada, do qual falei na primeira parte desse post.

    Na Largada o piloto testa sua Pilotagem [F1] + o bônus de Carro [já que a qualidade do carro influencia no desempenho do piloto,concorda?]. SE a primera curva for a menos de 500 metros da largada, o piloto adiciona na sua jogada de Largada o seu bônus de Freios [já que a qualidade dos freio também influencia na largada, se a primeira curva for muito próxima, concorda?]; As posições serão definidas pela margem de sucesso de cada personagem com seu carro, depois de 500 metros da largada ou da primeira curva.

  6. fikei sabendo ke o carro esta de acordo com o rendimento das ekipes, mas acho isso incoerent,e o carro pode ser bom e o piloto ruim, e vice-cersa, e nos atributos, por causa disso, o carro pode estar melhor do ke um carro que é superior a ele, tem ke peskisar tb em jogos eletrônicos isso, algum jogo de playstation deve ter caracteristicas do carro e do piloto de modo diferenciado.

    • Mas Felipe, a qualidade dos carros é estável, podendo ser alterada só a quantidade de voltas que se dá com um conjunto de pneus e a Aceleração/Freios.

      A questão de o piloto ruim, se dá pelo NH do piloto.
      Exemplo mais clássico não pode ter que Shummy e Barrichello. Ambos com o mesmo carro, mas com pilotagem altamente diferenciadas.
      Muda o carro? Não muda o NH do piloto.

      Por isso os testes do NH em Pilotagem F1 de cada piloto são alterados de acordo com o Carro. Montoya usando uma Willians teria uma qualidade, mas uma STR teria um rendimento diferente.

  7. hum, ha ta é ke pensei que o desempenho do carro foss emedido na pista apenas, e sobre o nh não ser maior do qque 16, não sei se é koerente, com 16 vc não entra nem para corida de kart proficional. Alguem falará que ficara apelão, mas eu acho que não fica, mas para isso tem ke se dar uma estudada em outros jogos manager, pro exemplo, no futebol um jogo chamado SOKKER tem um mecanismo, que um atacante bom fica com um desempenho ruim se estiver marcado, mas não tenho certeza se o nh de desarme do zagueiro da redutor no nh do atacante(por exemplo, as vezes o defensor apenas esta perto, e por causa disso o jogador não consegue matar a bola no peito, matar a bola(isso seria a perícia “técnica”.)

    • Felipe, eu dei a idéia de limitar em 16 [especialista] na construção do personagem. Nada impede que ele possa evoluir com o passar do tempo. É muito raro você ver um piloto que chegue nesse nível de competição e seja tão superior aos concorrentes.

  8. e oque significa “freio 3”? significa que eu ganharei +3 no nh pra freiar?

    • “Equivale ao bônus que você terá quando tentar defender-se de uma ultrapassagem ou ultrapassar na curva.”

      Em uma curva, onde você está sendo ultrapassado, o mestre exige um teste de Pilotagem+Freio de ambos os competidores. Aquele que se sair melhor, sai da curva na frente.

  9. olha só “os dados fornecidos estão de acordo com o rendimento de cada equipe nas 3 primeiras etapas do Mundial 2009 de Formula 1”, isso significa que o rendimento foi medido pela pontuação dos pilotos?

    • Das Equipes, não dos pilotos. E chegando na metade do campeonato, dá para se ver que a atitude das equipes no início do campeonato, não mudou muito.

      • O desempenho do piloto e dos mecanicos PODE ter influenciado nas estatísticas que foram dados para os carros?E sobre fórmula 1, como justificar que um personagem com NH 16 tenha sequer o acesso a um carro de corrida destes?a menos que tenha vários carros de F1 fora akeles que a gente ve nas pistas(oque eu não acredito, acho que todos akeles 20 carros são TODOS da fórmula 1, por exemplo, se na campanha todos os pilotos da vida real estão competindo, pelo que sei nem sequer existirá estes carros para os jogadores.

  10. Acho que você fez perguntas distintas, mas por não ter separado com parágrafo ficou meio confuso, mas vou tentar responder a todas:

    “O desempenho do piloto e dos mecanicos PODE ter influenciado nas estatísticas que foram dados para os carros?”
    Não influenciou. Tanto que hoje, depois de várias etapas do campeonato o líder ainda é um piloto da Brawn GP e o vice líder da RBR, assim como o campeonato de Construtores é liderado pela Brawn GP seguida também pela RBR. Talvez, dependendo do ponto de vista, a equipe que possa ser atualizada nessa lista que fiz, é a Toyota, que caiu muito de rendimento.

    “E sobre fórmula 1, como justificar que um personagem com NH 16 tenha sequer o acesso a um carro de corrida destes?”
    Seus empresários. Ou você acha mesmo que Adrian Sutil e Sebastien Buemi são melhores pilotos que Scott Dixon, atual líder da Fórmula Indy? Eles não são melhores, mas o Dixon prefere a Indy e os empresários dos dois usados no exemplos são bons no que fazem. Sabe por que Lucas Di Grassi perderia a vaga para Bruno Senna? Pelos patrocinadores e do empresário de Senna.

    “…a menos que tenha vários carros de F1 fora akeles que a gente ve nas pistas”
    Claro que há outros. Como você acha que são feitos os testes? E os carros que sofrem acidentes? Você acha que eles são remontados ou algumas peças são reaproveitadas?.

    “…se na campanha todos os pilotos da vida real estão competindo, pelo que sei nem sequer existirá estes carros para os jogadores.”
    Isso e RPG Felipe. Você, como mestre, pode excluir da sua campanha alguns dos pilotos titulares das equipes e colocar os personagens. Aliás, você pode fazer o que quiser para alterar qualquer informação que seus jogadores acham que conhecem.

    Até e obrigado pela visita e pela conversa…

  11. Só mais uma pergunta, se o desenpenho dos caror nos da o número de seus atributos, então se o piloto tiver um desempenho ruim este número cai?e se o carro é médio e o piloto é bom o número do atributo do carro aumenta? Pergunto isso por que não temos a ficha oficial de todos os pilotos de F1.Pensei numa situação, onde há 3 campeonatos e os 3 líderes dos 3 campeonatos tivessem o mesmo desempenho, como poderiamos dizer até onde o carro ajudou e até onde o NH ajudou?

  12. “se o desenpenho dos caror nos da o número de seus atributos, então se o piloto tiver um desempenho ruim este número cai?”

    Não. O mau desempenho do piloto se dá pela falha no seu teste de Pilotagem F1.

    “se o carro é médio e o piloto é bom o número do atributo do carro aumenta?”

    Não, já que não é o piloto que indica o limite da equipe e sim o carro. Por exemplo, o Shummy. Se ele usasse hoje a mesma Benneton que usou para ser campeão pela primeira vez, ele não seria. O piloto é exepcional, mas o carro não.

    “Pergunto isso por que não temos a ficha oficial de todos os pilotos de F1”

    Eu sugiro que você não use/crie a ficha de um piloto real. Crie seus personagens e os use como pilotos. No primeiro post do assunto falei sobre a criação de personagens pilotos de F1.

    “há 3 campeonatos e os 3 líderes dos 3 campeonatos tivessem o mesmo desempenho, como poderiamos dizer até onde o carro ajudou e até onde o NH ajudou?”

    Isso se resume a sorte nos dados. Michael, Hamilton, Montoya, Barrichello, Senna, Massa. São todos ótimos pilotos, mas todos já erraram. Quando erram, é por que falharam no seu teste de perícia. E ainda pode acontecer o erro da equipe, que pode ser simulado com um teste fácil de Operação de Aparelhos Eletrônicos, feito pelo mestre.

    Espero ter ajudado.

  13. Olá!

    Cara, achei sua adaptação muito interessante, aliás, tenho em mente várias itens extras pra serem colocados, como pistas e seus graus de dificuldades (tipo, mais rápidas e fáceis, como Monza e mais lentas e travadas, como Montecarlo); e adaptação de pilotos que não estão mais no “circo” (imagina Piquet correndo agora?!), Fusão de Equipes e compra de motores.

    Se você se interessar, me procure:

    adriano_peres_rs@hotmail.com

    Eu estou disposto a ajudá-lo, e juntar meus dois hobbies preferidos.

    VLW!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: