Desfazendo o mito: Branca de Neve e os “Seis” Anões!

Dias atrás me peguei observando, do ônibus, singelas estátuas de cimento do clássico conto infantil Branca de Neve e os Sete Anões, decorando o jardim de entrada da creche do bairro onde moro.

Diz uma teoria que as idéias são um tipo de vírus, que se espalham pelas mentes das pessoas, com o único objetivo de sobreviver. Seria algo como a Teoria da Seleção Natural aplicada às idéias. Pois foi mais ou menos essa a impressão que tive quando, veloz como um raio, uma idéia invadiu minha mente e contaminou meu intelecto, atingindo seu objetivo. Pois bem, a desgraça estava feita, eu estava contaminado. E agora, impulsionado por esse vírus que se alojou em mim, compartilho com vocês essa reflexão, que, a princípio também me pareceu absurda, mas que, pasmem, tem fundamento.

Pois bem, vamos à grande revelação do século, que vai fazer com que suas mentes rodopiem dentro de suas caixas cranianas, tirar-lhes o chão sob seus pés e fazê-los ir para casa repensar toda a vida que tiveram. Fomos enganados! Mentiram para nós durante dezenas de anos. Branca de Neve nunca encontrou 7 anões na floresta. Ela encontrou apenas 6 deles. E, entre eles, havia um halfling.

É isso mesmo, Dunga, o simpático anãozinho mudo, de orientação sexual controversa, é, na verdade, um halfling.

Absurdo? Pois é, parece, sou obrigado a concordar. Mas, parem para pensar um instante. Vocês que jogam RPG há anos, devem saber tão bem quanto eu como é um anão. Ora, os anões são criaturas rudes, por vezes desconfiadas, medem não muito mais do que um metro de altura, tem corpos robustos, são excelentes mineiros e usam longas barbas, das quais se orgulham e nas quais empregam esforço e tempo para decorar e proteger das adversidades.

Agora lembrem do pequeno Dunga. Ele não é troncudo como um dos seus amigos anões, é mais baixo do que eles e não tem um fiapo de barba (e todos sabem que um anão prefere perder a vida do que perder a barba), além do mais ele é, se me permitem o termo, “todo frutinha”. É uma criaturinha simpática, sorridente, ao contrário do que conhecemos dos anões.

Ora, simpático, pequeno, sem barba, não pode ser um anão. Ele deve ser um halfling, ou talvez alguma outra raça, mas anão, definitivamente não.

E por que afinal ele é mudo?

Ora, isso reforça a teoria. Sendo um halfling alegrinho, no meio de anões  rabugentos, Dunga com certeza deveria ser muito discriminado. Provavelmente, toda vez que ele tentava se pronunciar para emitir alguma opinião ou fazer algum comentário, um dos anões gritava (numa alusão ao antigo programa Sai De Baixo) “Cala a boca, halfling!”. Pois bem, de tanto escutar “Cala a boca”, o pobrezinho decidiu se calar. E de vez. Assim, Dunga opotou por não mais se pronunciar, chegando ao cúmulo de esquecer como fazê-lo (algo que acontece no nosso mundo, geralmente com pessoas vítimas de traumas, ou com pessoas que, ao não terem suas opiniões ouvidas em seu grupo, decidem se calar ou se afastar do mesmo).

Mas, para complicar o meio de campo, na história infantil não se menciona mals tratos ao pobre Dunga. Ora, isso é fácil explicar. Dunga deveria ser um tipo de Gata Borralheira, sempre trabalhando como escravo para os “companheiros de república” (não me adimira se a história da Cinderela tiver sido inspirada nele). Bem, essa condição se altera quando chega Branca de Neve. Entusiasmados com a presença da Donzela (e ávidos por conseguirem conquistá-la), os anões passam a fingir serem bons e param de maltratar Dunga, apenas para não ficarem mal vistos pela moça. E a parte da história dos anões que nos é contada só começa a partir deste ponto. Ninguém conhece o martírio que o pobre halfling deve ter passado nas mãos desses anões antes de Branca (a de Neve, não o Leone) chegar na cabana da floresta. Também é possível que os anões tenham tido seus corações amolecidos com a presença da moça, passando a tratar Dunga melhor, não por mero fingimento, mas por terem se tornado pessoas melhores após a chegada de Branca de Neve.

Bem, em resumo, há muita coisa obscura por trás desses contos infantis (vide Deu a Louca na Chapeuzinho) que não sofrem qualquer tipo de censura ou classificação etária, ao contrário de muitos dos nossos hobbys favoritos que são perseguidos e discriminados, como o pequeno Dunga.

Fica aqui minha teoria (ou o vírus), para que vocês reflitam e, assim como eu, possam ser solidários com Dunga que foi tão maltratado e discriminado a ponto de perder a fala e a identidade, sendo marcado pela alcunha de anão por toda a eternidade quando na verdade era um halfling marginalizado.

*****

Texto original de Jeferson [RPG Araraquara]

Anúncios

17 Respostas

  1. Gente.. Drogas fazem mal a saúde.

    [fato]

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    😀

  2. mas os 6 anões podem também ter sido gnomos, uma vez que eles não viviam em cavernas, e sim em florestas…

  3. Grande Gilberto… Hehe, eles poderiam viver em florestas para facilitar o serviços de lenhador…

    Mas gnomos é realmente mais fácil de acreditar…

    FenrirX.. kkkk Há quem diga o contrário… hahaha

    • certo, então como vc explica que a maioria dos 7 “anões” tinha habilidades com instrumentos, eram amigos dos animais, não bebiam até não poder mais e não eram musculosos nem gostavam de brigar???

      é óbvio que eram gnomos…

  4. Valeu Gilson, ví ontem e anotei aqui pra ler… Só não tinha dado tempo ainda, mas ví algo sobre jogar a mesma aventura com dois sistemas separados…

    Ainda vou ler e deixar lá minha opinião…

    Mas obrigado pelo link…

  5. Dunga não é um halfling. Ele é o técnico da seleção brasileira de futebol.

  6. Valberto, concordo com você. Ele é O tecnico da seleção, e não UM tecnico de seleção…

  7. Cara, certeza que o Dunga era um halfling!
    Faz todo sentido mesmo!

    (droga… fui contaminado…)

  8. Meu mundo ruiu.
    Minha infância foi uma mentira!

    Kkkkk! Muito bom post!

  9. Claro, um halfling, do sub tipo tallfellow, menos peludo e mais “animado”!
    Mas lhe pergunto então…. onde estaria sua funda?, e me disponho a responder, dentro de sua manga comprida, como o UNICO rogue do grupo ele deve ter desenvolvido meios de esconder suas armas, como por exemplo através de sua fingida debilidade mental e suas mangas excessivamente compridas….

    http://www.bbwolves.com/downloads.html
    Outra parte dessa conspiração infantil? …… veremos……

  10. Hmm, nunca tinha pensado nisto. Dunga é um halfling mesmo. Ou será um hobbit fugido do universo tolkeniano – com medo do domínio de Sauron – direto para os braços da bruxa má?

  11. eu vi eu vi eu vi, gnomos eles querem nos ajudar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. interessante, porem achei varios furos na sua tese
    halflings tem olhos escuros, orelhas pontudas, cabelos c/ penteados complicados e costeletas grandes (td bem, calvice existe…)
    o q acho q o dunga é?
    filho bastardo de um dos outros 6 anões c/ uma halfling
    sim, ele seria um meio anão meio halfling
    e ser filho de um dos outros 6 tbm explicaria pq ele parece mt + novo do q os outros (ñ só pq ñ tem barba, ms tbm pq é o unico q ñ tem rugs de velhice)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: