Entre Anj… digo, Entre Novatos e Veteranos…

Algo que muito me chama a atenção no meio do RPG é que vários mestres de RPG simplesmente ignoram jogadores iniciantes. Deixam de mestrar por que não se dão bem com iniciantes, mudam as fórmulas e formas de jogar utilizadas em seus grupos por que um iniciante se uniu aos jogadores.

Que me desculpem os dessa opinião, mas sou totalmente contra.

A primeira observação é que todos nós já fomos iniciantes. Imagine se você, quando aprendeu a jogar, não tivesse aquele seu amigo/primo/colega/namorado[a] que tivesse paciência o bastante para te mostrar como é o mundo do RPG. Que tipo de pessoa você seria hoje? Você teria mesmo coragem [como acha que tem] para pegar um livro enorme e começar a lê-lo para tentar aprender tudo e jogar com seus amigos? Talvez alguns poucos tenham começado assim, mas se você não é um desses, por favor, deixe de hipocrisia.

Outra observação que deve ser feita é que, sem jogadores novatos, o mercado de RPG ficará ainda mais estagnado do que já está [segundo a opinião de alguns, não a minha]. As coisas seriam muito piores se não tivéssemos os novatos para iniciar na ‘arte’ de jogar e mestrar RPG. Eu me orgulho de dizer que, na cidade onde moro [pequena, diga-se de passagem], muitos dos jogadores que temos, estão jogando por que eu os trouxe para o lado ‘poliédrico’ da vida.

Seus filhos vão jogar RPG? É uma pergunta interessante, pois, se você é daqueles mestres que ignoram os novatos, como vai se comportar quando for o seu filho? Lembre-se de que ele não vai de encontro à luz no nascimento sabendo jogar 3d6, nem interpretar um nosferatu com Carisma 4.

Li uma vez que mestrar para novatos é muito mais desafiador que mestrar para veteranos. E concordo completamente. Novatos e jogadores sem experiência são difíceis de ser antecipados, é difícil de dizer como eles vão se comportar em cada situação, em saber como eles vão reagir se você matar um dos PJ’s para o bom andamento da aventura. Com aqueles jogadores veteranos, você pode não ter certeza das coisas, mas tem uma idéia. Tanto é que, depois de alguns meses, ou anos jogando juntos, um mestre sabe onde exatamente deixar uma pista por ter certeza de que o grupo vai achar.

E você, mestra para iniciantes?

Anúncios

5 Respostas

  1. eu mestro para iniciantes, afinal, você pode aprender mais coisas com iniciantes do que com jogadores experientes, é legal até colocar jogadores iniciantes num grupo de jogadores experientes, parece que os experientes aprendem tanto quanto o novo, a única coisa que eu não gosto é de iniciantes vindos de Lineage, WoW, Ragnarok etc… que só pensam em matar, matar, matar, ganhar poder, ganhar itens mágicos, matar mais, para ganhar mais poder e itens mágicos e ouro para fazer um combo apelão e matar todo mundo e virar dono do mundo, esses são os piores, mas eu mestro para eles mesmo assim, depois de um tempo eles desistem disso

  2. Gilberto, ainda não peguei um jogador assim cara… Mas se pegar, falo com você antes…

    Valberto, é isso mesmo. Iniciantes são o futuro do RPG. E é melhor que eles conheçam através da gente e não pelo computador…

  3. Ô se mestro! E não é de hoje não!

    Tb adoro narrar/jogar com iniciantes e juro que não entendo quando ouço aquele velho jargão fedido “não tem a menor graça jogar em eventos”.

    Já fiz amigos que hoje são inseparáveis assim. Já fiz contatos profissionais inestimáveis assim. Tenho tantas histórias pra contar por causa desses jogos que já perdi a conta de quantas noites passamos dando risada com elas por aí.

    MESTRES DE EVENTO FTW! \o/

    • É Cobbi, já ouvi isso também e acho um absurdo… Como um mestre de RPG, que tem nem que seja um pouco, o dom de imrovisar, não consegue jogar com gente diferente daqueles velhos amigos de uma mesa?

      É complicado isso, mas o mais chato é que existe…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: