Testes de Visão – Curtinha

Não sei com que intensidade isso ocorre na mesa de vocês leitores, mas em certas situações é incontestável de que o mestre faça a jogada pelo jogador. E de preferência, atrás do escudo.

Certas perícias, habilidades, ou como quer que você chame, precisam ser testadas sem que o personagem saiba o que está acontecendo, entre elas, creio que a mais utilizada seja a de visão.

Você já deve ter presenciado algo parecido com isso:

Mestre: Adam, faça um teste de Visão-5.

Adam: Beleza, mas para que é?

Mestre: Apenas faça, depois digo o resultado.

Adam: ‘joga os dados e não é bem sucedido no teste’

Mestre: Deixa pra lá, você não viu nada…

Bem, esse tipo de situação me incomoda um pouco. Mesmo sabendo que alguns jogadores são bom intérpretes e não vão usar de ‘informação não existente’, seria sempre mais ajustado à sessão, que o mestre fizesse o teste do jogador sem que o próprio jogador soubesse o que está acontecendo.

Já vi, e não foi uma única vez, um jogador passar pela situação acima citada e logo após ter falhado no teste ele dizer: “Mestre, estou atento. Passo a observar as árvores, etc, etc, etc…”

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Quando o mestre faz o teste atrás do escudo, ele evita esse tipo de situação e faz com que o suspense do ‘desconhecido’ se estabeleça entre os jogadores. Mesmo que ele tenha sido bem sucedido em seu teste atrás do escudo, ele não precisa saber exatamente o resultado do que está acontecendo. Por exemplo:

Os jogadores estão num beco escuro e o mestre faz o teste de visão deles para saber quais deles viram o agente que está disfarçado de mendigo e que acaba de sacar a arma para atirar nos jogadores. Diga aos que erraram que eles viram uma sombra se erguendo atrás deles e que parece ser algo que foi arremessado [quando na verdade foi uma toalha que caiu da janela do segundo andar]. Saiba o que eles pretendem fazer em relação a isso e depois descreva a situação para os que passaram no teste e resolva todo o momento de surpresa.

Assim os jogadores que falharam vão sentir a diferença entre sucesso e falha num teste desse tipo.

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4 Respostas

  1. Ponto para o D&D 4th, com seus Valores Passivos. Creio que eu me lembro que alguns sistemas aconselham aos mestres de jogarem certos testes escondido, como os de percepção, furtividade e conhecimentos.

    • Sim, já vi vários sistemas que aconselham a isso, mas confesso que a muito tempo não vejo isso acintecer numa sessão onde estou presente…

      FenrirX, como funciona em D&D4?

  2. gostei, mas isso deve ser feito com um aviso a mesa de q isso pode ocorrer durante o jogo, senão vai parecer trapaça do mestre…

    • Becker, os sistemas já aconselham que isso seja feito…
      Seria muito mimimi de um jogador reclamar disso, não acha?

      Mas, como cada grupo se conhece, não custa nada avisar, né…

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