Montarias – Como cuidar delas?

Não me lembro de ter lido algo parecido nos ótimos posts sobre ajuda aos mestres e jogadores que andam circulando na internet. Então segue um guia básico de cuidados para a sua montaria.

Lembrando que, se o mestre do jogo for um do tipo mais rigoroso, a sua montaria pode ter sérios problemas se não tiver o devido cuidado.

CavaloAlado

UMA REVISÃO ATENTA SEMPRE AJUDA A SUA MONTARIA

Os eqüinos em geral são propensos a acidentes e, freqüentemente, se machucam devido à sua força física, tamanho e temperamento. Esses acidentes podem ser oriundos de cocheiras, ferraduras ou selas inadequadas, assim como as várias atividades atléticas, onde a capacidade do animal é exigida ao máximo, como por exemplo quando ele entra em combate junto ao sau personagem.

grifo2Os traumatismos provocam principalmente a claudicação (manqueira). As causas mais comuns são: pedra entre a ferradura e a sola, desgaste com ferimento da sola, em animais desferrados, devido à falta de concavidade da sola e ausência de muralha de sustentação (casco raso); ferraduras encostando na sola; necrose do casco; estiramento de tendões e ligamentos e feridas em geral. O mestre deve estar sempre atento aos golpes que o animal sofrer, pois a sua regenaração é muito diferente de um ser humanóide. Aconselho aos mestres que utilizem os mesmos meios de cura em humanóides e montarias, mas cura por descanso, nos animais, leva o dobro do tempo, já que eles são irracionais e tendem e se esforçar sempre que achar que já estão preparados. Cura mágica tem efeito normal.

Uma atitude bastante útil é a retirada das ferraduras [ou qualquer tipo de calçado que o animal em questão usar] quando a montaria aparece manca e apresenta as patas excessivamente quentes. Essa manobra evita que um simples hematoma de sola, possa evoluir para um caso muito mais grave de manqueira, porém, com a retirada da ferradura/calçado, a montaria diminui o seu deslocamento: Em 3 quadrados [e suas devidas proporções para caminhadas mais longas em D&D] ou 2/3 do deslocamento normal em GURPS [guardando também as devidas proporções para caminhadas mais longas].

MIOSITE

Consiste em um processo inflamatório que acomete os músculos esqueléticos da montaria. Pode resultar de trauma cortante ou contundente, direto ou indireto, sobre o músculo.
A causa mais comum ocorre quando de grandes esforços de contração e extensão de certos grupos musculares, ultrapassando a capacidade das fibras em se contrair e relaxar.
A miosite pode ser considerada como uma forma de cansaço ou fadiga muscular.pecopeco_card

Sempre depois de uma longa viagem ou de dois combates seguidos sem descanso, o mestre poderia realizar um teste de sorte, para saber se a montaria estaria apta a continuar em suas atividades normais, já que a fadiga muscular pode ser um grande problema numa situação dessas. Seu personagem pode atrasar um dia inteiro de viagem, simplesmente por que não teve o devido cuidado com sua montaria.

Algumas montarias apresentam dificuldades em se movimentar e os músculos tornam-se sensíveis á palpação. O animal quando se movimenta, pode apresentar a coluna curvada devido à dor causada pela fadiga ou pelo carregamento de peso por tempo excessivo e o passo fica mais curto.

Lembre-se sempre que você não deve nunca ultrapassar a capacidade de trabalho do seu animal, afinal, cada montaria tem em sua descrição a quantidade de peso adequada para ele. Assim, nem pense que ele vai carregar aquele monte de tesouros que você conseguiu e não vai sentir nada.

*****

O mestre deve lembrar também de notar a alimentação do animal. Antes de uma viagem não é aconselhável que ele coma muito. Se o jogador acabou de alugar uma montaria para uma viagem, ela tem uma chance maior de causar perda de tempo na viagem, pois o seu don não tinha preparado a montaria para a viagem. Uma jogada aleatória pode dizer ao mestre se ele comeu muito antes da viagem, se ele sentiu alguma outra forma de dor a poucas horas, quem sabe até dias.

Sei que nem todos se importam com isso numa aventura de RPG, mas se o mestre for do tipo bem meticuloso, o grupo inteiro pode ser prejudicado por uma simples falta de conhecimento básico de um dos personagens.

Anúncios

2 Respostas

  1. Parabens pelo post Alexandre, bom como sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: