Inclusão Cultural

Assemelhando-se ao modelo do Vale Refeição, o projeto permitirá ao trabalhador comprar ingressos de cinema, teatro ou shows, livros, CD’s e DVD’s bastando acessar um cartão magnético.

O presidente Lula assinou o projeto de lei a ser enviado ao Congresso instituindo o Programa de Cultura ao Trabalhador e criando o Vale-Cultura. A intenção com a medida é possibilitar o acesso à fruição dos produtos e serviços culturais; estimular a visitaçãode estabelecimentos culturais e artísticos; e incentivar a participação em eventos e espetáculos do gênero.

O vale será fornecido pelas empresas na forma de um cartão magnético no valor de R$ 50,00 dando aos trabalhdores o benefício de adquirir bens culturais. De acordo com a proposta, as empresas que aderirem ao programa poderão obter isenção no Imposto de Renda. Por meio do vale, será beneficiado o trabalhador que receba até cinco salários mínimos. Os que percebam renda superior a essa faixa, poderão receber o benefício, desde que garantido o atendimento à totalidade dos empregados com remuneração e até cinco mínimos.

A proposta será agora encaminhada ao Congresso Nacional e a previsão é que em 45 dias seja aprovado, já que não haveriam tantos obstáculos a idéia. Essa deve ser também a expectativa da sociedade da sociedade diante dos ganhos que o trabalhador de baixa renda poderá vir a ter com a medida. Pelos moldes apresentados, não é exagero afirmar que o Programa de Cultura do Trabalhador trata-se da primeira política do governo brasileiro voltada ao consumo cultural.

Assemelhando-se ao modelo do Vale-Refeição, o projeto permitirá aos trabalhadores que receberem o benefício injetar cerca de R$ 600 milhões mensais em atividades culturais. É importante destacar ainda a dimensão da iniciativa, levando em consideração o público a ser abrangido, em sua maioria, formado por pessoas que tem pouquíssimas opções de acesso a bens culturais.

Em verdade, esse público é alimentado na sua grande maioria apenas pelo que lhe impõe o meio televisivo, muitas vezes com programações de baixa qualidade, reforçando preconceitos e impredindo-o de ter uma visão larga das contradições que formam nossa sociedade.

Será que estamos a um pequeno passo de ver um lucro um pouco maior de nossas editoras de RPG?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: