Arenas de RPG

Arena pode ser:

  1. O local onde decorrem espectáculos.
  2. Aliança Renovadora Nacional, um partido político do Brasil, já extinto.
  3. Alianza Republicana Nacionalista – um partido político de El Salvador.
  4. Teatro de Arena – um grupo de teatro brasileiro.
  5. Kyocera Arena – um dos mais modernos estádios da Améica Latina, pertencente ao Clube Atlético Paranaense.
Você tentaria?

Você tentaria?

Arena: Enfim, é ou não é RPG?

Sim, Arena é RPG sim! Embora o conceito seja muito diferente dos conhecidos sistemas por aí, não podemos dizer que uma arena não seja um RPG! Nas salas por aí afora vemos todos os dias uma infinidade de arenas. Arena D&D, Arena 3D&T, Arena com sistemas próprios, etc…

A realidade é que dezenas de jogadores ainda se mobilizam para jogar uma boa e velha arena, principalmente pelos seus princípios básicos: Facilidade na criação de fichas e Rapidez do jogo.

Ou seja, diferente dos outros RPG’s, em uma arena você não tem a absoluta necessidade de criar um personagem que tenha um histórico, uma personalidade muito detalhada, nem nada do gênero…

A idéia é você criar um personagem forte, que agüente o tranco para o que der e vier! É possivelmente esse o maior motivo para que o povo pense que arena não é RPG. O outro provável motivo é o fato de não ter uma história, uma narrativa, um conto, nem nada.

[texto retirado da matéria “Arena: Amiga ou Inimiga?” do site RPG Online, que pode ser lida na íntegra clicando aqui]

Na verdade, a sessão de RPG foge de todos os conceitos que circundam uma arena. Competição, disputa, concorrência, etc., e é totalmente diferente do conceito de role playing game, onde, costumeiramente, o “certo” é interpretar personagens em situações diversas, e não só em combate uns contra os outros, ou contra NPC’s.

Porém a arena tem uma coisa que os jogos convencionais não têm. Todos nós [ta bom, pelo menos a maioria de nós, humanos normais] temos uma quedinha pela competição, pela disputa em saber quem é melhor numa determinada situação.

Recentemente organizei uma arena de D&D no evento que aconteceu em Acaraú, litoral norte do Ceará e posso dizer que o pessoal que jogou RPG adorou a arena e tive certeza de que um bom combate cativa qualquer jogador… Talvez mais que uma cena de diplomacia, que uma armadilha desarmada e etc.

Durante a arena, existem alguns empecilhos que podem atrapalhar ambos os combatentes. Lembre-se de que, se for causar dano aos personagens, que não seja mais que 10% do total de pontos de vida [dica do Tio Nitro] para não desbalancear o combate. Ela serve exclusivamente para que o mestre tenha maiores possibilidades durante o encontro na arena.

Armadilhas de Combate: Faça com que os jogadores caiam em armadilhas, preparadas previamente e atrapalhe-os quando estiverem mais confiantes.

Monstros Errantes: Dependendo do local em que se realiza a arena, monstros podem aparecer magicamente no local. Utilizei esse artifício na arena do evento para acelerar o resultado do combate. Selecione um personagem aleatoriamente e o ataque. Caso o ataque consiga afetar mais de um jogador [como no caso de uma rajada contínua] use-o, para não parecer injusto com nenhum deles, já que a chance existiu.

Teleportes Rápido: Em alguns pontos podem existir pontos de teleporte aleatorio para dentro da arena. Isso foi usado nos ultimos combates da arena no evento, para que os combates se tornassem mais estratégicos que automáticos [automáticos onde os personagens usam os poderes mais efetivos com mais frequência]. Usando os teleporte aleatório, eles vão adequar os ataques e estratégias às situações.

Armas Falsas: Faça com que em determinado momento, todos os adversários consigam ver uma arma que todos possam usar. Essa arma pode parecer bem mais eficiente que as que eles estão usando. Isso fará com que alguns abandonem a estratégia de combate por uns instantes para poder usar pegar a tal arma. Mas de preferência, que a arma  que apareceu seja uma mera ilusão. Armadilha para uma ganância exagerada.

Enfim, arena é muito legal de se jogar… desde que não passe de uma ou duas tardes.

Anúncios

2 Respostas

  1. Muito legal o post Alexandre!
    Estou querendo montar uma arena por aqui! já estou com os várias ideias e irei adicionar as suas!
    Vai demorar um pouco para eu narrar ela pois estou sem grupo atualmente…

  2. outra coisa legal seria um “wargame”, tipo combate em massa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: